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Removendo Grilos do seu 206 (By Elms/By Markinjs)

 

Este tutorial foi escrito pelo Elms em 2005. Infelizmente o Elms não faz mais parte do Clube, não sei onde está agora.
De lá pra cá esse tutorial foi alterado e mexido por vários users, foram tantos que não sei todos e por medo de esquecer algum, não cito o nome de mais nenhum, com excessão do Markinjs que tirou fotos do processo, é do tópico dele de 2007 que copiei. Segue o tutorial abaixo:

Bom galera, pra começar queria dizer que esse DIY é baseado no tutorial anti-grilos do ELMS. O que fiz foi apenas tirar fotos do processo e ir um pouco além em alguns momentos. Os quadrados de cor amarela indicam Fita Isolante e os de cor vermelha indicam o uso de Espuma. Espero que seja útil.
O que será necessário:
1- Tesoura
2- Chave Torx (amanhã confirmo os tamanhos)
3- Espuma
4- Espuma com cola de um lado
5- Chave de fenda
6- Fita isolante
7- Paciência
Vamos lá, começando pelo porta-malas, passamos fita isolante no pino onde a tampa encaixa, como mostram as figuras. Podem ser necessárias 3 voltas ou mais, vá testando!
Antes:
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Depois:
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Veja se a lataria se encontra “machucada” perto do farol traseiro e na parte correspondente da tampa do porta-malas. Se a resposta for sim, espuma/fita neles!
Antes:
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Depois (com espuma):
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Antes:
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Depois (com fita):
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Agora é hora de tirar os grilos do acabamento da tampa do porta-malas. No meu caso, o carro já veio com o interior cheio de espuma, então só precisei cuidar da parte superior, que vibra e faz um barulho chato dependendo do piso. Veja:
Antes:
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Depois:
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Posted Image
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Ainda no porta-malas, no meu carro a chave de roda tem uma presilha amarela que as vezes fica meio solta. Pra evitar grilos:
Antes:
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Depois:
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No alto da coluna no porta malas, perto de onde passam as cordinhas que prendem o tampão, a distância entre o acabamento e o metal do carro faz com que em terrenos ruins o barulho apareça. Espuma neles!
Antes:
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Depois:
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O mesmo procedimento feito para o pino do porta-malas deve ser executado em todas as portas (no caso, 4 portas).
Antes (dianteira):
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Depois (dianteira):
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Antes (traseira):
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Depois (traseira):
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Shot at 2007-08-02
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Para resolver os grilos na coluna traseira, é necessário rebater os bancos (o manual ensina como fazer isso). Depois, procure esses parafusos:
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E
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Tire os parafusos e vá desencaixando o acabamento superior (branco), até ficar assim:
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Na parte onde os dois acabamentos (preto e branco) se encontram, passe fita isolante (pode ser duas ou mais camadas):
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Em todos os furos onde as presilhas/parafusos se encaixam, passe fita isolante e faça um pequeno buraco no meio. Quando você for encaixar o acabamento, as presilhas ficarão mais firmes. Onde o banco traseiro encaixa, passe fita isolante também, para que o encaixe fique mais apertado. Repare também onde eu coloquei espuma nessa foto:
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Retire o assento do banco do lugar e veja os pontos de desgaste. Fita neles!
Antes:
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Depois:
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Depois de botar tudo de volta no lugar do lado direito do carro (não se esqueça que os acabamentos de borracha ficam por cima dos acabamentos de plástico), partimos para o lado esquerdo. O procedimento é o mesmo, comece rebatendo os bancos e já fique atento para os grilos:
Antes:
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Depois:
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No lado esquerdo, temos mais fios passando, por isso o cuidado deve ser maior. Muito cuidado também com a lâmpada que fica nesse lado, pois na parte de trás ela fica exposta, e MUITO, MUITO quente. Fotos do que fiz nesse local:
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Posted Image
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Faça a mesma coisa com o assento do banco desse lado, fita!!
Antes:
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Depois:
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Logo no início (pra quem está no banco de trás) do console central, tem uma capinha que depois de um tempo começa a solta. Fita nos encaixes, e espuma pra não ficar batendo, veja:
Antes:
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Depois:
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Seguindo o console central em direção ao câmbio, temos uma peça que é o suporte para o apoio de braço (para os carros que tem esse apoio, obviamente). Tire essa peça (apenas puxe pra cima) e meta fita isolante nas bordas e nos encaixes:
Posted Image
Posted Image
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Continuando em sentido ao painel central, temos a saída 12V (ou o acendedor de cigarros). Retire-o e mande fita em volta, para que ele volte bem firme. Para retirar essa peça, o melhor a fazer é retirar a coifa do câmbio e, com a mão, empurrar por baixo a peça e o fio, para que saiam como na foto abaixo. Aproveite e veja se os fios ali dentro estão bem acomodados. Se for o caso, espuma neles (mas não precisei aqui hehehe..).
Antes:
Posted Image
Fita nele:
Posted Image
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Seguindo o ritmo, vamos retirar o porta-trecos que fica logo depois do câmbio. Para retira-lo, basta levantar a tampa e puxa-lo inteiramente para cima. Ele deverá sair com faciliade.
http://img247.images...magem069om9.jpg
Mande ver na fita nos encaixes:
http://img227.images...magem071kq7.jpg
Nessa parte, que fica prensada quando a peça está instalada, coloque umas 3 camadas de fita isolante:
http://img227.images...magem072ee9.jpg
De volta no lugar:
http://img486.images...magem068bd2.jpg
Logo em cima do porta-trecos tem uma pecinha que da o acabamento nos parafusos do console. Retire-a e coloque fita nos encaixes. A foto que eu tirei ficou ruim, mas da pra saber pelo menos que peça é:
http://img292.images...magem101td9.jpg
A caranga atualmente está sem som, então eu retirei o acabamento original da Peugeot para verificar possíveis grilos internos e fixar melhor o acabamento original. Pra retirar essa peça é só fazer pressão pra qualquer um dos lados e puxar pra você.
Antes:
http://img234.images...magem075oh8.jpg
Fita onde ele fica fixado:
http://img247.images...magem073dy3.jpg
Fita e espuma onde ele fica fixado lááá no fundo:
http://img247.images...magem073dy3.jpg
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Na parte lateral do painel central, de ambos os lados temos uma espécie de tampa que com o tempo começa a vibrar. Pra evitar logo isso, tiramos a tampa (chave de fenda ajuda nessa hora) e fita neles! (fotos apenas de um lado, mas faça igual no outro):
http://img234.images...magem076bw0.jpg
Verifique se dentro não tem nada solto ou possível grilo. Por via das dúvidas, coloquei espuma entre essa peça e o metal:
http://img69.imagesh...magem078fg0.jpg
Na tampinha, fita nas presilhas (é importante que a fita isolante cubra principalmente a parte de baixo da presilha, pois é onde ela entrará em contato com o painel do carro):
http://img216.images...magem077iq7.jpg
Em todas:
http://img98.imagesh...magem079fy6.jpg
Aquela peça onde fica a regulagem do farol também merece atenção! Retire-a (puxando pra frente, vai dando uma olhada nos encaixes e tal) e trabalhe os encaixes com fita e espuma:
Retirando:
http://img227.images...magem055ou3.jpg
Fita no painel:
http://img211.images...magem058yq0.jpg
Fita nos encaixes de um lado, e uma espuma:
http://img478.images...magem060ur7.jpg
Fita nos encaixes do outro lado:
http://img236.images...magem061vf8.jpg
A regulagem de farol do meu carro estava um pouco folgada, então retirei e coloquei fita:
http://img241.images...magem063xv5.jpg
Fita nas bordas:
http://img464.images...magem062cc3.jpg
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O painel dos fusíveis também deve ser examinado com cautela. Desmonte-o e de uma boa olhada nos fios, verificando se tem algum batendo em alguma coisa. Se tiver, espuma e fita pra arrumar. No meu caso, estava tudo certinho. O trabalho foi feito então nos encaixes:
Espuma no painel:
http://img69.imagesh...magem064hd8.jpg
Fitas e espumas na tampa:
http://img69.imagesh...magem065os6.jpg
Outro ângulo:
http://img241.images...magem066by7.jpg
Outro foco de grilos é o painel de instrumentos. Quando fui retirar, puxei ele pra frente até as presilhas de trás e dos lados saírem. Para as presilhas da frente, usei uma chave de fenda como alavanca e saíram bem fácil.
Antes:
http://img216.images...magem086ki1.jpg
Espuma onde o painel encaixa:
http://img165.images...magem088an3.jpg
Espuma em cima do painel:
http://img74.imagesh...magem092lh8.jpg
Espuma e fita no acabamento de plástico:
http://img292.images...magem095dj6.jpg
Falta ainda fazer o anti-grilo em todas as portas, no step e no CB.
Aqui vai a SEGUNDA PARTE do tuto. Atacaremos primeiro as portas e depois o que faltou do painel. É bem simples essa parte, porém um pouco trabalhosa, principalmente para quem tiver 206 4 portas! O trabalho no Step infelizmente foi adiado!
Vamos lá!
Primeiro deve-se desmontar as portas. O Kazin já fez um tutorial sobre como desmontar as portas do 206 (http://www.clubepeug...?showtopic=4681). O procedimento aqui é simples para solucionar os grilos do 206. No meu caso, a espuma estava DESCOLADA da porta na parte de cima, por isso a fita isolante ali. Veja se esse é o seu caso. Se ela estiver colada, não há motivos para colocar a fita. No mais, coloque duas camadas de fita isolante em cada buraco e faça um furo no meio. Na parte superior, distribuí algumas espumas apenas para que a porta ficasse mais “tensa”, diminuindo as vibrações. Se o seu carro já tiver alguns anos, ou a porta já tenha sido desmontada alguma vez, sugiro trocar todas as presilhas por novas.
Antes de ser desmontada:
http://img235.images...magem104xh7.jpg
Após o desmonte:
http://img216.images...magem106zv0.jpg
Fita no buraco!
http://img466.images...magem112xc8.jpg
Porta “pronta”:
http://img148.images...magem114oo7.jpg
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Sugiro também botar fita aqui:
Peça vista de cima:
http://img329.images...magem118tn6.jpg
Peça vista de baixo (onde vai a fita...):
http://img170.images...magem117gx7.jpg
A área do retrovisor também merece atenção (principalmente nos carros com retrovisores elétricos), devido principalmente aos fios que passam por ali.
Parte da porta:
http://img170.images...magem119jg2.jpg
Capa do retrovisor:
http://img232.images...magem120ke2.jpg
O computador de bordo também pode ser uma fonte emissora de grilos. Para retirar a capa que o cobre (valeu a ajuda runner81), tente puxa-la um pouco pra cima e empurrar em direção ao para-brisas. É preciso um pouco de força nessa hora, vá sem dó.
Capa retirada:
http://img67.imagesh...magem126yj7.jpg
Depois desparafuse os dois parafusos do CB e retire-o:
http://img168.images...magem129vi5.jpg
Espumas e fitas nos “contatos” do CB:
http://img292.images...magem131wj2.jpg
Depois de remontar o CB, espumas onde os grilos podem surgir!
http://img69.imagesh...magem135rq4.jpg
Detalhe:
http://img53.imagesh...magem136bh5.jpg
Antes de recolocar a capa do CB, corte um pedaço bem pequeno de espuma entre a capa do CB e o painel central:
http://img247.images...magem137tp9.jpg
E recoloque a capa:
http://img247.images...magem139yf7.jpg
Serviço feito no CB:
http://img477.images...magem138rt6.jpg
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Bônus! Esse grilo se espalha pelo console central e pelo painel, e demorou até ser identificado. Desmontei o console central achando que fosse algum fio solto e depois descobri que era o botão do freio de mão que estava meio folgado. O grilo era constante e insuportável para quem não tem som. A solução ainda não é definitiva (se alguém souber como faz para desmontar o botão do freio de mão, me avise). Se você tiver algum grilo não identificado eu sugiro que enquanto anda em um terreno irregular, pressione levemente o botão do freio de mão (para que fique firme) e veja se o barulho some.
Solução provisória:
http://img168.images...magem132qf8.jpg
Detalhe:
http://img96.imagesh...magem133eb3.jpg

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