Template Gratis Template

Pages

terça-feira, 19 de junho de 2012

Adaptando A Chave Canivete Do 307 No 206

 

Sabendo que esta dúvida aflinge muitos membros do clube, resolvi juntar neste tópico as principais informações necessárias para a adaptação da chave canivete do 307, nos 206.
ATENÇÃO: Este how-to tem aplicação garantida para quem não quiser mais utilizar o telecomando original do carro. Ainda não temos relatos de alguém que conseguiu adaptar a placa do telecomando original do 206 dentro da chave canivete do 307.
Já adianto que o circuito da chave sorvetão é muito grande, e provavelmente não poderá ser adaptado, mas a tentativa é livre, e se for executada com êxito, irá criar mais uma possibilidade para os membros do fórum.
Já o circuito da chave mais antiga, é bem menor e provavelmente poderá ser adaptado com mais facilidade dentro da canivete. O único detalhe é que, diferente da sorvetão, ele possui apenas um botão, que trava e destrava as portas, então a chave canivete ficaria apenas com um botão operante.
Por fim, garanto que a satisfação será garantida para que tiver o pug sem telecomando. Aí é instalar um alarme e adaptar o controle.
Já para quem tiver a chave sorvetão e não quiser perder o telecomando, ou mesmo instalar outro alarme com um controle separado da chave original, sugiro que abandone a canivete do 307 e parta para a vendida no ML. A adaptação é muito mais simples, e garante o funcionamento da mesma forma que na chave original, como este tópico demonstra: http://www.clubepeug...=chave canivete
A maioria das informações para este how-to foi retirada deste tópico:
http://www.clubepeug...h...ic=2576&hl=
O resto foi descoberto no osso do peito mesmo! hehe
Fotos para referência:
Chave sorvetão:
Imagem Postada
Chave reserva:
Imagem Postada
Chave mais antiga, com telecomando e um botão:
Imagem Postada
Circuito da chave antiga (provavelmente pode ser adaptado, devido ao seu tamanho reduzido):
Imagem Postada
Chave vendida no ML, para adaptação do telecomando da sorvetão:
Imagem Postada
Imagem Postada
créditos das fotos para o nosso colega do fórum, Boer
Chave canivete do 307:
Imagem Postada
--------
Então pessoal, agora vou explicar o passo a passo para se adaptar a chave canivete do 307 para o seu 206.
1º - Primeiramente a adaptação da lâmina da chave: Este passo é muito simples, qualquer chaveiro faz. Você poderá mandar fazer uma lâmina nova, ou utilizar a lâmina da chave reserva. Para utilizar a lâmina da chave reserva vc terá que abri-lá pelo ponto indicado na foto, e retirar a lâmina fora:
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
créditos das fotos para o nosso colega do fórum, sidneypk
Depois disso, pegue uma lima e divirta-se! É só dar uma lixadinha que ela encaixa direitinho na canivete.
---
2º - A segunda parte é a adaptação do transponder da chave. Transponder, também conhecido como CODE, é o chip que fica dentro da chave e se comunica com o carro, para que ele dê partida. Para esta parte, vc também poderá mandar um chaveiro fazer um chip novo, ou pegar o chip da chave reserva. Para pegar o chip da chave reserva, basta abri-la e retirá-lo com cuidado - ele é colado no local indicado na foto:
Imagem Postada
Aquela pecinha preta do lado direito é o chip:
Imagem Postada
---
3º - Fazer a chave canivete travar e destravar o carro por telecomando - Se vc realmente está afim de adaptar a chave canivete no seu 206, com certeza chegará até essa parte, mas passar dela é um pouco mais cabeludo! Como já foi mencionado, a adaptação do circuito original da chave sorvetão dentro da chave canivete ficaria perfeita, porém ainda não foi executada, devido ao tamanho do circuito. No meu caso, eu tinha a chave mais antiga, com telecomando. Eu acredito que esta placa de circuito possa ser adaptada, devido ao seu tamanho menor. Preferi não arriscar, uma vez que uma plaquinha dessas nova custa R$ 460,00 aqui na pug.... então, comprei um alarme Concept para usar o circuito de seu controle, e deixei o telecomando para trás!
Então, partimos para essa hipótese, que é a mais viável: Instale um alarme não original no carro: (geralmente o original do 206 tbm não em controle, pq funciona junto com o telecomando, aí não vai dar certo tbm!)
- dê preferência por alarmes que tenham o controle pequeno para facilitar a instalação;
- e se vc quiser que os botões da chave canivete fiquem com a função correta (um trava e o outro destrava as portas), obviamente o alarme tbm terá que ter dois botões (além do Positron e do Concept, não sei se existe outro com essa possibilidade);
Depois, para adaptar o controle do alarme dentro da chave, vc precisará dos seguintes materiais:
- alguns pedaços de um fio bem fino - eu arrebentei o cabo de uma impressora velha... os fios são perfeitos!
- dois botões para colocar no lugar certo da chave canivete - esses eu consegui com um técnico em eletrônica.
- solda (estanho) e soldador
- fita isolante
- cola quente
- e muuuuuita paciência...
Primeiramente, esse era o controle que eu usei:
Imagem Postada
Agora o bicho pegando: Soldando os botões na placa do alarme...
Imagem Postada
Imagem Postada
Esses botões foram um achado: o tamanho ideal!
Imagem Postada
O controle do meu alarme usa duas pilhas 3v... e o original do 307 usa só uma... então tive que adptar mais uma coisa. Coloquei uma pilha em cima da outra e fiz ficar no lugar com cola quente. No detalhe vcs já podem ver que eu cobri os dois lados da placa do alarme com fita isolante, para evitar contatos entre os terminais.
Imagem Postada
Agora, a placa já dentro da chave, com os botões alinhados:
Imagem Postada
Nessa foto vcs podem ver um detalhe bem importante: Como o espaço é muito reduzido dentro da chave, eu tive que derreter com o estanhador um pouco da borracha dos botões para que eles não ficassem pressionados com a chave fechada... por dentro ficou feio, mas por fora nem deu pra notar, e a borracha ficou muito grossa ainda, com certeza não vai furar:
Imagem Postada
Aqui novamente, a placa já no lugar e colada com cola quente:
Imagem Postada
Imagem Postada
E aqui o resultado final: Chave canivete do 307, pronta pro meu 206! :D
Imagem Postada
Imagem Postada
E uma exclusividade muito útil: Fiz um furo na parte de detro da chave para deixar a luz do led do controle passar para fora, desta maneira tem como ver se um dia der mal contato, que a chave não está funfando! Na verdade eu acho que todos os telecomandos deveriam ter isso... não sei pq nem o sorvetão e nem a canivete do 307 não tem... a minha original tinha, e agora esta enjambrada tbm tem!
Imagem Postada
Bem pessoal, acho que é isso. O tópico ficou bem extenso, mas espero ter dado uma luz a quem pretende fazer essa adaptação.
Qualquer dúvida ou sugestão, dêem um grito.
E gostaria também de agradecer o pessoal que forneceu algumas fotos para enriquecer o tópico. Obrigado pessoal!
Abraço a todos,
Vitor.

Reações:

1 comentários:

  1. Amigo preciso da foto que você ensina como retirar a lâmina da chave reserva do peugeot, pois não tá abrindo e estou querendo coloca-la na chave canivete. Agradeço

    ResponderExcluir