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Lavagem A Detalhe

 

Neste tópico esperamos conseguir explicar práticas correntes para lavar corretamente os carros , sem infligir swirls á pintura .
Errado usar uma esponja?
Milhões de pessoas em todo o mundo lavam o carro com uma esponja , se lerem relatos dos melhores detailers desse forum não vão ver nenhum membro a lavar com uma esponja...porque será?? Tudo vem dar á superfície plana da esponja :
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Imaginem a pintura automóvel com a sujeira normal , partículas de terra agarradas na superficie da pintura , que voces querem lavar para mostrar o brilho do carro.
Algumas dessas partículas são afiadas :
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Agora , se colocarem a esponja em cima dessas partículas como fariam se fossem lavar o carro com uma esponja , as partículas de sujeira ficavam entre a mesma e a pintura - Não teriam lugar nenhum para sair a não ser para dentro da esponja.
Quando limpamos a esponja pela pintura estamos a esfregar as partículas , enquanto elas se movem em cima do verniz , deixam um leve risco no acabamento:
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Estes pequenos riscos são muito visíveis com uma luz mais forte , e é isto que mostra os terríveis swirls que roubam o brilho e cor da pintura , destruindo o aspecto do carro.
Uma imagem de swirls severos resultantes da lavagem com esponja:
Luvas de lavagem
Luvas de pelo de ovelha/carneiro foram desenvolvidas para contornar o problema das esponjas que agarram as partículas de sujeira através da superfície plana.
Se passarem os vossos dedos através de uma destas luvas de pelo de ovelha
conseguem ver que é densa e profunda , e não plana.
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Voltando ás partículas na pintura , quando a luva pelo de ovelha é colocada sobre elas , a sujeira ( partículas ) é absorvida para dentro da luva - estando por isso fora do acesso da pintura e assim não riscam.
Então , deslocando a luva através da pintura não espalha as partículas sobre a mesma , e não acontecem os normais swirls.
Nota: Apesar das luvas serem muito superiores ás esponjas , é impossível não causar alguns swirls de vez em quando . O resto do tópico vai ajudar a que os swirls sejam os mínimos possíveis
Que luva escolher?
Existem diversos tipos de luvas de lavagem no mercado , desde pelo de ovelha/carneiro até ás de microfibra e algodão.
Na minha opinião as melhores são as de luva de pelo de ovelha e carneiro, quando escolherem uma luva , tenham cuidado para ver se é profunda e suave para á pintura.
Alguns exemplos de luvas de lã de carneiro são:
Meguiars Lambswool Wash Mitt
Eurow Sheepskin Wash Mitt
são um pouco difíceis de se encontrar aqui no Brasil, porém no eBay é bem fácil de achar.
Tantos Shampoos! Qual escolher?
A escolha do shampoo para o vosso carro vai depender apenas do vosso gosto pessoal . Mas existem imensos tipos no mercado e é difícil de saber qual escolher , alguns pontos a ter em consideração para a escolha são :
1. Lubrificação na solução do shampoo - queremos um shampoo que torne a lavagem agradável e lubrificada , para as partículas de sujeira serem "absorvidas" pelo lubrificante e as que o não são , ficam absorvidas pela luva de lavagem que será passada por água limpa.
A espuma é agradável na lavagem mas o que interessa mesmo é o poder de lubrificação
2. Um shampoo não deve conter detergentes agressivos , se estiverem a lavar um carro já detahado esses agentes vão limpar toda a cera , polish, selantes deixando a pintura completamente desprotegida e seca.
Os detergentes da louça não são recomendados para lavar os carros , vejam o que acontece á pele depois de uso prolongado com os mesmos, fica seca , dura e envelhecida e vai fazer o mesmo á pintura , borrachas , plásticos, etc.
Com isto em mente existe um numero enorme de shampoos para carro , que encaixam nesta linha de pensamento acima descrita - os que usei e aconselho são os seguintes :
3M Lava Car
Meguiars Soft Wash
Meguiars HyperWash
Meguiars Shampoo Plus
Lava Auto Autoshine
No eBay pode-se conseguir esses:
Einszett Exclusiv GlanzShampoor
Meguiars Gold Class Bodywork Shampoo & Conditioner
Sonax Shampoo
Poorboys Super Slick & Suds
Pinnacle Bodywork Shampoo & Conditioner
Einszett Raindance
Poorboys Super Slick & Suds
Chemical Guys Maxi-Suds II
Em que consiste "Método dos 2 baldes"?
Mais uma vez , milhões de pessoas usam apenas um balde para lavar com shampoo , se lerem os tópicos no Detail Brasil vão ver que os membros lavam os carros com "Método dos 2 baldes" - Mas que é isso???
Como o nome sugere , o método consiste em ter 2 baldes ( ou um balde com 2 seções separadas ) onde num deles tem o shampoo e o outro água limpa.
Primeiro encharcamos a luva no shampoo e começamos a lavar o carro  . Antes de por a luva novamente no balde com o shampo , passamos no balde com água limpa para tirar a sujeira para não voltarem á chapa e corrermos o risco de causar swirls...assim reduzimos em muito o seu aparecimento.
Um grit guard é um investimento excelente e fica no fundo do balde .
Quando enfiamos a luva no balde de água limpa , esfregamos no grit guard para aumentar o numero de particluas removidas da luva.
Além disso ficam presas no fundo e não sobem para ficar na luva novamente, menos possibilidades ainda de estragarem a pintura e aparecerem mais swirls.
Lavagem
Aqui vou descrever o processo geral de lavagem...
Rodas , Caixa de rodas , Interior das portas
Comecem assim , quando lavam as rodas usem uma escova própria , shampoo ( ou wheel cleaner ) .
Abram todas as portas e mala para limpar o interior das portas ( sem passarem shampoo nos mecanismos internos das fechaduras ) - Estas zonas apanham muita porcaria e quando estão limpas é um prazer  .
Pré Lavagem
Esta operação liberta a sujeira e deixa a pintura molhada para ser facilmente lavável , usando uma mangueira sem muita pressão com um angulo diferente de 90º , senão vamos estar a forçar a sujeira a percorrer a pintura e em última análise a riscar. Pode-se usar também uma lavadora com pressão nas partes com sujeira mais agarrada, ou então aqueles bicos de jardinagem em mangueira comum
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Shampoo
Esta é fase mais importante do processo de lavagem , e é nesta altura que se faz a maior quantidade de riscos se não tomarmos cuidado.
Este processo remove toda a porcaria de cima do carro , poeira, lama, sujeiras , etc .. adicionem a quantidade correta de shampoo ( conforme o estado do carro e a diluição referida pelo fabricante ) ao balde e encham com água para produzir espuma e lubrificação necessária para a solução de lavagem:
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Agora para o método dos 2 baldes , usem 2 luvas de pelo de ovelha - uma para as zonas altas do carro ( telhado , capot , para lamas ( zona superior ) ) e a outra para as zonas baixas ( abaixo da roda ), usem um movimento
leve paralelo quando lavam sem aplicar muita pressão ou vão causar swirls..
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Se uma marca é teimosa em sair com movimentos suaves da lavagem , vai requerer de certeza um removedor de pie ou mesmo claybar. Comecem do telhado e vão avançando para baixo , assim as quantidades de sujeira grandes que costumam estar nas zonas baixas não vão ser transferidas para cima.
Tentem não deixar o shamoo secar na pintura já que pode causar manchas , dai é essencial não lavar diretamente sobre o sol. Se o fizerem tem de ser lavado e molhado um painel de cada vez , continue até o carro estar completo.
Enxaguamento
Uma vez lavado o próximo passo é passar por água o carro todo , para tirar os restos do shampoo . Existem várias técnicas e uma delas em carros já detalhados é deixar um fio de agua corrente passar ao longo da chapa que esta vai ficar seca quase de imediato.
Secagem
Outro fator grande de risco no que diz respeito aos swirls , primeiro
se usarem uma toalha waffleweave é imensamente mais seguro e eficaz que usar uma camurça , 2 exemplos de toalhas de qualidade são :
Cobra Guzzler Satin Edge
Poorboys Waffleweave
Aqui no Brasil temos modelos nacionalizados de flanelas de secagem também
Os restos de água com um bom pano microfibras conseguimos tirar o restante , se tiverem pressão de ar melhor ainda.
E pronto tem aqui um tutorial sobre lavagem onde a possibilidade do aparecimento de swirls vai ser minimo .
Este tutorial foi originalmente escrito por Dave KG em http://www.detailing...read.php?t=4637

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