Cuidando do Meu Peugeot

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terça-feira, 19 de junho de 2012

Mudando A Cor Do Painel Do 206 Demux

 

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Meu sincero agradecimento à: HERMAN, FREAK@ZOID, DOWNLOADERS(Clube Peugeot Portugal), ALEX BORRO, à  minha esposa que me apoiou em tudo e aos demais envolvidos que não lembro
agora!!!

Eu queria um painel que os ponteiros mudassem de cor e os marcadores azuis com fundo branco reverso (206 Feline).
E consegui muito mais do que o esperado... ficou muito show o painel.
E aqui está o tutorial para quem quiser fazer por si próprio.
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- 17 Leds azuis de alto brilho de 5mm.
- 06 Leds vermelhos de alto brilho de 5mm.
- 02 Leds  brancos de alto brilho de 5mm.
- 03 Leds vermelhos de alto brilho de 3mm.
- Espaguete termo retrátil (compre a vontade por que é muito barato).
- 01 Resistor para cada led (eu usei de 560ohm).Lembre-se 01 para cada led ligado no positivo do led.
- 01 Gabarito para soldar (não é necessários, mas ajuda pra cacete). Pra quem nunca viu um clique aqui
- 01 Ferro de solda (25watts) para não danificar os leds e os resistores com o calor excessivo.
- 01 Adaptador para soldar acreditem, esse pequeno objeto ajudou muito onde o acesso é mais complicado na hora de soldar os leds nos mosquitos (plugs) do painel.
Para saber mais clique aqui e olhe as figuras 09 e 10 e leia com atenção.
- 01 Acetato com as cores dos marcadores já pré-definida a sua escolha. (no meu caso, fundo branco, números azuis) para o 206 Rallye. Mas não se preocupe que dá para fazer com o policarbonato original. Para saber mais sobre como modificar o seu acetato clique aqui. Se precisar comprar um acetato, procure em www.painelcenter.com.br. Eles tem várias cores e vários modelos.
- 01 Rolo de fita dupla face 3m.
- 01 Lixa d'água 600.
- Água e detergente.
- Alicate de corte.
- Chave de fenda fina.
- Maq. Fotográfica digital (não é necessário, mas bem que você podia tirar umas fotos e mostrar pra gente né?). Além do que a maq. ajuda você ver onde a luz está falhando (manchas). Acreditem... vai ter uma hora que você's estarão vendo tudo numa cor só de tanto ficar instalando os leds e é aí que entra a maq. hehehehe. Mas como eu disse não é necessário.
- 01 Capa de CD Branca (Na verdade precisaremos do fundo onde o CD fica preso) para fazer o difusor do KM digital
- 01 Estanho
- 01 Tesoura
- 01 Fonte 12v (Item obrigatório para você ficar testando com o painel fora do carro, acredite, você vai precisar muito disso)
- 01 Chave Torx  T20 (Mas se tratando Peugeot é melhor você ter um jogo de chave Torx sempre a mão).
- 01 Fita de PVC Cromada. Muito mais fácil para manusear, e eu acho menos arriscado do que papel alumínio. Para saber onde adquirir a fita acesse www.multivac.com.br
- Você também precisará de muita paciência, tempo disponível, delicadeza. Coloque aquele cd que você gosta, e deixa rolar no repeat, pois você precisará muito disso. Ajuda a manter a concentração.
Preste muita atenção quando for soldar os leds porque tem lado positivo e lado negativo, se soldar o resistor no negativo de um led, e inverter os pólos para que ele acenda. você vai ter um grande problema. Para saber mais sobre o led clique aqui. Seu painel vai entrar em pane. Eu mais do que ninguém vi isso acontecer com o meu. Então seja cauteloso e paciente e faça tudo correto para não ter problemas futuros, ainda mais se você estiver fazendo em um painel igual ao meu que é muito difícil (raro) de achar e na concessionária custa R$600,00 um painel do Rallye.
O Led tem uma perna mais curta que a outra, Onde a curta é o negativo
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E ainda temos esse chanfro
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1º coisa a se fazer é tirar uma foto do marcador de gasolina para depois você saber onde colocar o ponteiro (se bem que eu recomendo encher o tanque antes de instalar o ponteiro da gasosa porque é muito mais confiável).
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Puxe a parte de trás da capa do Painel, fazendo que com que a capa se desencaixe. Você vai ouvir 2 estalos , mas não se assuste.
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Puxe essa parte para si, que sai. É meio difícil, mas sai.
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Pronto, viu como foi fácil?
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Agora retire o parafuso central e remova o painel puxando-o para a sua frente. Cuidado com os cabos que ainda estão conectados.
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Destraves os plugs e remova-os e pronto, o painel já está pronto para a transformação.
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Destrave a lente (Não sei do que é feito isso), por isso chamo de "Plástico".
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Agora destrave essas travinhas, tem que enfiar a chave de fenda entre a parte branca da base e a capa preta para que se solte do painel.
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Pronto, aqui está o painel e vamos agora retirar os ponteiros, Muita calma nessa hora....
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Pegue um papel toalha, ou folha de papel sulfite mesmo e certifique-se que a chave de fenda não tenha as pontas dos cantos afiada, pois isso pode danificar o acetato na hora em que você for girar a chave de fenda porque ela irá fazer pressão sobre o papel e se estiver pontuda vai furar o papel e atingir o acetato. Por isso eu usei uma chave de fenda velha toda zuada rsrsrs. Coloque ela entre o ponteiro e o papel e vai girando a chave bem de vagar até que o ponteiro esteja solto por completo.
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Aqui estão eles, Eu marquei todos os ponteiros porque eu não sei se tem variação de peso entre um e outro, visivelmente o tamanho é igual entre o RPM e o KM e entre o do óleo e o do combustível. Mas por via de dúvidas eu preferi marcar.
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Remova esses pinos e coloque-o no policarbonato novo para não perder, se for o original você remove para lixar o acetato, mas guarde isso a 7 chaves. É pequeno demais. E para perder é fácil fácil.
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Aqui está o painel com os ponteiros removidos.
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Agora vamos remover o acetato, cuidado porque ele é fixado com cola, comece puxando para cima e você irá ver onde ele está colado, pegue um cartão, ou uma espátula de plástico ou até mesmo uma régua para ir removendo a cola e assim soltando o acetato. Você vai utilizar a fita dupla face para colar novamente o acetato no lugar porque como ele não é original (fino) e pesa mais e com isso força o ponteiro da temperatura, deixando-o travado. Como eu colei ele, não haverá esse risco.
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Acetato removido, se você for usar o original clique aqui para saber como fazer isso.
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Removendo o acrílico. Pegue a chave de fenda, coloque-a entre a caixa do painel e o acrílico e force-o para separar o acrílico da parte branca.
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Aplique a fita, aplique em tudo inclusive as laterais. Como na figura abaixo.
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Hora de fazer o "ponteiro mágico" mudar de cor como diz o Herman (rsrsrs).
Analise a parte do acrílico onde fica o conta-giros.
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Como você já desmontou o painel, preste a atenção na engenhoca que os Franceses pensaram na hora de transmitir a luz de dentro do painel para for a através do ponteiro sem ter que usar uma lâmpada específica para ele.
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Como se pode ver, próximo ao pino do ponteiro, temos um prisma, e nas outras extremidades um corte do acrílico em ambos os lados. O que você tem que fazer é Posicionar o led exatamente nesse buraco.
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Ao posicionar o led  entre o acrílico, mirando no prisma, (quem já mexeu com acrílico+led sabe que se você faz um risco no acrílico e ilumina o meio do acrílico, o risco fica "aceso") então é isso que você tem que fazer... Mas não vai fazer um risco no acrílico não hein!!!! rsrsrsrs
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Está pronto o famoso ponteiro mágico!!!!
Sem o acetato.
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Com o acetato
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PS: O Herman e eu ficamos até as 02:30 da matina...numa quinta-feira ninguém merece hehehehehe
Aqui está a figura dele como ficou instalado. Só que no meu caso eu usei led branco e vermelho. Use cola quente para fixá-los.
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#2 dhandrei

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Postado 21 agosto 2008 - 12:27

Olha só eles acesos.
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Usei leds azuis com a ponta lixada e apontados para cima. Nesse caso usa-se mais leds do que a versão 2 que estará no fim desse tutorial.
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Como aqui eu estava fazendo teste, eu esqueci de tirar 2 leds desse plug abaixo para tirar a foto, então ignore-o. E o led da direita que você irá ver nas próximas figuras tem que ser azul. Eu usei branco para testes.
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Hora de fazer o Ponteiro do KM.
Seguiremos o mesmo esquema do Conta-Giros, mas o problema é que não tem onde colocar o led em cima do acrílico. Então eu usei o mesmo esquema só que em baixo do acrílico.
Veja as figuras abaixo.
PS: Com esse esquema, o ponteiro do KM na posição "0" ficará aceso bem fraquinho e quanto a velocidade aumentar mais forte vai ficando a luz no ponteiro, Se você atingir 210km/h
o vermelho ficará muito intenso.
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E ficará assim. E ainda coloque 3 leds vermelhos de 3mm para acender os indicadores de são laranjas no acetato.
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E para a Pressão do óleo eu coloquei um Led de 5mm vermelho.
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Aqui está o resultado
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E é assim que ficará.
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Infelizmente eu esqueci de tirar fotos de painel montado desse jeito. Mas eu filmei, e logo mais no final desse tutorial você vai ver as 3 versões.
Se você optar por não instalar os leds vermelhos para os ponteiros, o painel ficará assim:
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Aqui eu segui o Tutorial do Downloaders (Clube Peugeot Portugal). Não sei como ele não me xingou depois de tantas perguntas rsrsrsr.
Segui, mas fiz melhorias no painel ao meu modo.
É o mesmo esquema da Versão 1, mas com os leds apontados para outra direção. O bom é que não fica tão forte a luz no seu rosto. porque na Versão1 ficou forte de mais.
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E ficará assim;
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Para que o ponteiro do Combustível acenda vermelho você tem que colocar um led como na figura abaixo e do outro lado um branco.
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E com esse esquema, você terá um efeito assim. Quando cheio fica vermelho bem clarinho (quase branco), e quando vazio fica vermelho bem forte. E tem uma variação conforme vai acabando o combustível.
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Filme do Painel versão1 instalado no carro em movimento.
Filme do Painel versão1 instalado no carro parado
Filme do Painel versão2 instalado no carro parado.
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1º de tudo, se você quiser deixar laranja (original) NÃO MEXA nisso.
2º Se você não tiver certeza de sabe o que está fazendo, também não mexa nisso.
3º Se você não tem controle da sua mão, (você deve estar dizendo nesse exato momento: Você tá me zuando???). Não, não estou. O display é muito sensível e tem um flat cable mais sensível ainda. Se você vacilar você quebra ele e aí meu chapa... prepare o bolso para ir atrás de outro painel.
Bom vamos pela parte mais fácil.
Você pode deixar laranja mesmo, mas se você está mudando a cor do painel todo é porque você detesta o laranja né??? Então porque não o vermelho?
Se você optar por vermelho. não mexa em nada. Só retire o plug atrás e troque a lâmpada por esse led. No site que está na figura vende.
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E pronto, como esse vermelho é muito forte, o laranja do difusor não vai alterar a cor, quero dizer, na verdade vai, mas o seu olho humano não vai ver isso.
Agora se você quer deixar azul por exemplo. Se prepara para ter trabalho.
Faça pressão para a esquerda assim você irá abrir a trava e conseguirá tirar o LCD.
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Agora retire o difusor laranja
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Primeiramente vamos fazer o difusor.
Pegue uma capa de CD, que tem aquela parte onde o CD fica preso branca.
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Corte as bordas, para que você possa lixar. Essa peça tem 1mm de espessuras. Lixe e deixe com 0,5mm.
Use água e sabão para lixar, pois a peça não fica prendendo na lixa. E use uma lixa d'água 600 para dar o acabamento na peça.
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#3 dhandrei

    WOT e VDO

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Postado 21 agosto 2008 - 12:29

Lixe até que fique com +/- 0,5mm
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Depois que você lixou, agora você consegue cortar com uma tesoura fácil, fácil. Pegue o difusor e desenhe na placa branca o formato do original.
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Recorte ele no mesmo formato.
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Agora lixe novamente até ficar com 0,3mm.
O difusor original (eu lixei ele também, para fazer uns teste, mas não é necessário)
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O meu feito na PUGHOUSE mesmo. hehehehehe
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PS: Não se preocupe, se você não tiver um paquímetro, vai no zoiometro mesmo.
Pronto, parece que foi feito em casa????
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Agora monte tudo no lugar e coloque o led pinguinho da cor que você quiser, difícil né???
O meu eu fiz azul, no começo, mas depois eu troquei o azul por vermelho, para combinar com meu player.
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Pronto.
Você já tem um PAINEL TOTALMENTE PERSONALIZADO.
É galera, deu trabalho mas foi muito legal, e a experiência adquirida não tenho como me expressar.
Mais uma vez eu agradeço à todos que participaram direta e indiretamente no processo da modificação e ao CLUBE PEUGEOT CDR e ao Clube Peugeot Portugal porque sem eles não teria conhecido as pessoas que me ajudaram.
Grande Abraço.
Denys Handrei
Em tempo,
Existe uma 3 versão, mais limpa e mais prática com leds SMD nos ponteiros que estou terminando de fazer.
Assim que eu terminar eu posto aqui  para vocês.
Abs

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5 comentários:

  1. gostaria de fazer no meu carro amigo, gostei muito, quanto cobraria? meu e-mail para contato é maximoreformas@hotmail.com aguardo.

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  2. Boa tarde tenho interesse em fazer isso no meu painel, quanto você me cobra pra fazer no meu Peugeot 206. Meu email brunooatleta@gmail.com.

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