Ad Code

Responsive Advertisement

Mudando A Cor Do Painel Do 206 Demux

 

Imagem Postada
Meu sincero agradecimento à: HERMAN, FREAK@ZOID, DOWNLOADERS(Clube Peugeot Portugal), ALEX BORRO, à  minha esposa que me apoiou em tudo e aos demais envolvidos que não lembro
agora!!!

Eu queria um painel que os ponteiros mudassem de cor e os marcadores azuis com fundo branco reverso (206 Feline).
E consegui muito mais do que o esperado... ficou muito show o painel.
E aqui está o tutorial para quem quiser fazer por si próprio.
Imagem Postada
- 17 Leds azuis de alto brilho de 5mm.
- 06 Leds vermelhos de alto brilho de 5mm.
- 02 Leds  brancos de alto brilho de 5mm.
- 03 Leds vermelhos de alto brilho de 3mm.
- Espaguete termo retrátil (compre a vontade por que é muito barato).
- 01 Resistor para cada led (eu usei de 560ohm).Lembre-se 01 para cada led ligado no positivo do led.
- 01 Gabarito para soldar (não é necessários, mas ajuda pra cacete). Pra quem nunca viu um clique aqui
- 01 Ferro de solda (25watts) para não danificar os leds e os resistores com o calor excessivo.
- 01 Adaptador para soldar acreditem, esse pequeno objeto ajudou muito onde o acesso é mais complicado na hora de soldar os leds nos mosquitos (plugs) do painel.
Para saber mais clique aqui e olhe as figuras 09 e 10 e leia com atenção.
- 01 Acetato com as cores dos marcadores já pré-definida a sua escolha. (no meu caso, fundo branco, números azuis) para o 206 Rallye. Mas não se preocupe que dá para fazer com o policarbonato original. Para saber mais sobre como modificar o seu acetato clique aqui. Se precisar comprar um acetato, procure em www.painelcenter.com.br. Eles tem várias cores e vários modelos.
- 01 Rolo de fita dupla face 3m.
- 01 Lixa d'água 600.
- Água e detergente.
- Alicate de corte.
- Chave de fenda fina.
- Maq. Fotográfica digital (não é necessário, mas bem que você podia tirar umas fotos e mostrar pra gente né?). Além do que a maq. ajuda você ver onde a luz está falhando (manchas). Acreditem... vai ter uma hora que você's estarão vendo tudo numa cor só de tanto ficar instalando os leds e é aí que entra a maq. hehehehe. Mas como eu disse não é necessário.
- 01 Capa de CD Branca (Na verdade precisaremos do fundo onde o CD fica preso) para fazer o difusor do KM digital
- 01 Estanho
- 01 Tesoura
- 01 Fonte 12v (Item obrigatório para você ficar testando com o painel fora do carro, acredite, você vai precisar muito disso)
- 01 Chave Torx  T20 (Mas se tratando Peugeot é melhor você ter um jogo de chave Torx sempre a mão).
- 01 Fita de PVC Cromada. Muito mais fácil para manusear, e eu acho menos arriscado do que papel alumínio. Para saber onde adquirir a fita acesse www.multivac.com.br
- Você também precisará de muita paciência, tempo disponível, delicadeza. Coloque aquele cd que você gosta, e deixa rolar no repeat, pois você precisará muito disso. Ajuda a manter a concentração.
Preste muita atenção quando for soldar os leds porque tem lado positivo e lado negativo, se soldar o resistor no negativo de um led, e inverter os pólos para que ele acenda. você vai ter um grande problema. Para saber mais sobre o led clique aqui. Seu painel vai entrar em pane. Eu mais do que ninguém vi isso acontecer com o meu. Então seja cauteloso e paciente e faça tudo correto para não ter problemas futuros, ainda mais se você estiver fazendo em um painel igual ao meu que é muito difícil (raro) de achar e na concessionária custa R$600,00 um painel do Rallye.
O Led tem uma perna mais curta que a outra, Onde a curta é o negativo
Imagem Postada
E ainda temos esse chanfro
Imagem Postada
Imagem Postada
1º coisa a se fazer é tirar uma foto do marcador de gasolina para depois você saber onde colocar o ponteiro (se bem que eu recomendo encher o tanque antes de instalar o ponteiro da gasosa porque é muito mais confiável).
Imagem Postada
Puxe a parte de trás da capa do Painel, fazendo que com que a capa se desencaixe. Você vai ouvir 2 estalos , mas não se assuste.
Imagem Postada
Puxe essa parte para si, que sai. É meio difícil, mas sai.
Imagem Postada
Pronto, viu como foi fácil?
Imagem Postada
Agora retire o parafuso central e remova o painel puxando-o para a sua frente. Cuidado com os cabos que ainda estão conectados.
Imagem Postada
Destraves os plugs e remova-os e pronto, o painel já está pronto para a transformação.
Imagem Postada
Destrave a lente (Não sei do que é feito isso), por isso chamo de "Plástico".
Imagem Postada
Agora destrave essas travinhas, tem que enfiar a chave de fenda entre a parte branca da base e a capa preta para que se solte do painel.
Imagem Postada
Pronto, aqui está o painel e vamos agora retirar os ponteiros, Muita calma nessa hora....
Imagem Postada
Pegue um papel toalha, ou folha de papel sulfite mesmo e certifique-se que a chave de fenda não tenha as pontas dos cantos afiada, pois isso pode danificar o acetato na hora em que você for girar a chave de fenda porque ela irá fazer pressão sobre o papel e se estiver pontuda vai furar o papel e atingir o acetato. Por isso eu usei uma chave de fenda velha toda zuada rsrsrs. Coloque ela entre o ponteiro e o papel e vai girando a chave bem de vagar até que o ponteiro esteja solto por completo.
Imagem Postada
Aqui estão eles, Eu marquei todos os ponteiros porque eu não sei se tem variação de peso entre um e outro, visivelmente o tamanho é igual entre o RPM e o KM e entre o do óleo e o do combustível. Mas por via de dúvidas eu preferi marcar.
Imagem Postada
Remova esses pinos e coloque-o no policarbonato novo para não perder, se for o original você remove para lixar o acetato, mas guarde isso a 7 chaves. É pequeno demais. E para perder é fácil fácil.
Imagem Postada
Aqui está o painel com os ponteiros removidos.
Imagem Postada
Agora vamos remover o acetato, cuidado porque ele é fixado com cola, comece puxando para cima e você irá ver onde ele está colado, pegue um cartão, ou uma espátula de plástico ou até mesmo uma régua para ir removendo a cola e assim soltando o acetato. Você vai utilizar a fita dupla face para colar novamente o acetato no lugar porque como ele não é original (fino) e pesa mais e com isso força o ponteiro da temperatura, deixando-o travado. Como eu colei ele, não haverá esse risco.
Imagem Postada
Acetato removido, se você for usar o original clique aqui para saber como fazer isso.
Imagem Postada
Removendo o acrílico. Pegue a chave de fenda, coloque-a entre a caixa do painel e o acrílico e force-o para separar o acrílico da parte branca.
Imagem Postada
Aplique a fita, aplique em tudo inclusive as laterais. Como na figura abaixo.
Imagem Postada
Imagem Postada
Hora de fazer o "ponteiro mágico" mudar de cor como diz o Herman (rsrsrs).
Analise a parte do acrílico onde fica o conta-giros.
Imagem Postada
Como você já desmontou o painel, preste a atenção na engenhoca que os Franceses pensaram na hora de transmitir a luz de dentro do painel para for a através do ponteiro sem ter que usar uma lâmpada específica para ele.
Imagem Postada
Como se pode ver, próximo ao pino do ponteiro, temos um prisma, e nas outras extremidades um corte do acrílico em ambos os lados. O que você tem que fazer é Posicionar o led exatamente nesse buraco.
Imagem Postada
Ao posicionar o led  entre o acrílico, mirando no prisma, (quem já mexeu com acrílico+led sabe que se você faz um risco no acrílico e ilumina o meio do acrílico, o risco fica "aceso") então é isso que você tem que fazer... Mas não vai fazer um risco no acrílico não hein!!!! rsrsrsrs
Imagem Postada
Está pronto o famoso ponteiro mágico!!!!
Sem o acetato.
Imagem Postada
Com o acetato
Imagem Postada
PS: O Herman e eu ficamos até as 02:30 da matina...numa quinta-feira ninguém merece hehehehehe
Aqui está a figura dele como ficou instalado. Só que no meu caso eu usei led branco e vermelho. Use cola quente para fixá-los.
Imagem Postada

#2 dhandrei

    WOT e VDO

  • Membro
  • 723 posts
  • Sexo:Masculino

Postado 21 agosto 2008 - 12:27

Olha só eles acesos.
Imagem Postada
Imagem Postada
Usei leds azuis com a ponta lixada e apontados para cima. Nesse caso usa-se mais leds do que a versão 2 que estará no fim desse tutorial.
Imagem Postada
Como aqui eu estava fazendo teste, eu esqueci de tirar 2 leds desse plug abaixo para tirar a foto, então ignore-o. E o led da direita que você irá ver nas próximas figuras tem que ser azul. Eu usei branco para testes.
Imagem Postada
Imagem Postada
Hora de fazer o Ponteiro do KM.
Seguiremos o mesmo esquema do Conta-Giros, mas o problema é que não tem onde colocar o led em cima do acrílico. Então eu usei o mesmo esquema só que em baixo do acrílico.
Veja as figuras abaixo.
PS: Com esse esquema, o ponteiro do KM na posição "0" ficará aceso bem fraquinho e quanto a velocidade aumentar mais forte vai ficando a luz no ponteiro, Se você atingir 210km/h
o vermelho ficará muito intenso.
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
E ficará assim. E ainda coloque 3 leds vermelhos de 3mm para acender os indicadores de são laranjas no acetato.
Imagem Postada
E para a Pressão do óleo eu coloquei um Led de 5mm vermelho.
Imagem Postada
Aqui está o resultado
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
E é assim que ficará.
Imagem Postada
Infelizmente eu esqueci de tirar fotos de painel montado desse jeito. Mas eu filmei, e logo mais no final desse tutorial você vai ver as 3 versões.
Se você optar por não instalar os leds vermelhos para os ponteiros, o painel ficará assim:
Imagem Postada
Imagem Postada
Aqui eu segui o Tutorial do Downloaders (Clube Peugeot Portugal). Não sei como ele não me xingou depois de tantas perguntas rsrsrsr.
Segui, mas fiz melhorias no painel ao meu modo.
É o mesmo esquema da Versão 1, mas com os leds apontados para outra direção. O bom é que não fica tão forte a luz no seu rosto. porque na Versão1 ficou forte de mais.
Imagem Postada
E ficará assim;
Imagem Postada
Para que o ponteiro do Combustível acenda vermelho você tem que colocar um led como na figura abaixo e do outro lado um branco.
Imagem Postada
E com esse esquema, você terá um efeito assim. Quando cheio fica vermelho bem clarinho (quase branco), e quando vazio fica vermelho bem forte. E tem uma variação conforme vai acabando o combustível.
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
Filme do Painel versão1 instalado no carro em movimento.
Filme do Painel versão1 instalado no carro parado
Filme do Painel versão2 instalado no carro parado.
Imagem Postada
1º de tudo, se você quiser deixar laranja (original) NÃO MEXA nisso.
2º Se você não tiver certeza de sabe o que está fazendo, também não mexa nisso.
3º Se você não tem controle da sua mão, (você deve estar dizendo nesse exato momento: Você tá me zuando???). Não, não estou. O display é muito sensível e tem um flat cable mais sensível ainda. Se você vacilar você quebra ele e aí meu chapa... prepare o bolso para ir atrás de outro painel.
Bom vamos pela parte mais fácil.
Você pode deixar laranja mesmo, mas se você está mudando a cor do painel todo é porque você detesta o laranja né??? Então porque não o vermelho?
Se você optar por vermelho. não mexa em nada. Só retire o plug atrás e troque a lâmpada por esse led. No site que está na figura vende.
Imagem Postada
E pronto, como esse vermelho é muito forte, o laranja do difusor não vai alterar a cor, quero dizer, na verdade vai, mas o seu olho humano não vai ver isso.
Agora se você quer deixar azul por exemplo. Se prepara para ter trabalho.
Faça pressão para a esquerda assim você irá abrir a trava e conseguirá tirar o LCD.
Imagem Postada
Imagem Postada
Agora retire o difusor laranja
Imagem Postada
Primeiramente vamos fazer o difusor.
Pegue uma capa de CD, que tem aquela parte onde o CD fica preso branca.
Imagem Postada
Corte as bordas, para que você possa lixar. Essa peça tem 1mm de espessuras. Lixe e deixe com 0,5mm.
Use água e sabão para lixar, pois a peça não fica prendendo na lixa. E use uma lixa d'água 600 para dar o acabamento na peça.
Imagem Postada

#3 dhandrei

    WOT e VDO

  • Membro
  • 723 posts
  • Sexo:Masculino

Postado 21 agosto 2008 - 12:29

Lixe até que fique com +/- 0,5mm
Imagem Postada
Depois que você lixou, agora você consegue cortar com uma tesoura fácil, fácil. Pegue o difusor e desenhe na placa branca o formato do original.
Imagem Postada
Recorte ele no mesmo formato.
Imagem Postada
Agora lixe novamente até ficar com 0,3mm.
O difusor original (eu lixei ele também, para fazer uns teste, mas não é necessário)
Imagem Postada
O meu feito na PUGHOUSE mesmo. hehehehehe
Imagem Postada
PS: Não se preocupe, se você não tiver um paquímetro, vai no zoiometro mesmo.
Pronto, parece que foi feito em casa????
Imagem Postada
Agora monte tudo no lugar e coloque o led pinguinho da cor que você quiser, difícil né???
O meu eu fiz azul, no começo, mas depois eu troquei o azul por vermelho, para combinar com meu player.
Imagem Postada
Pronto.
Você já tem um PAINEL TOTALMENTE PERSONALIZADO.
É galera, deu trabalho mas foi muito legal, e a experiência adquirida não tenho como me expressar.
Mais uma vez eu agradeço à todos que participaram direta e indiretamente no processo da modificação e ao CLUBE PEUGEOT CDR e ao Clube Peugeot Portugal porque sem eles não teria conhecido as pessoas que me ajudaram.
Grande Abraço.
Denys Handrei
Em tempo,
Existe uma 3 versão, mais limpa e mais prática com leds SMD nos ponteiros que estou terminando de fazer.
Assim que eu terminar eu posto aqui  para vocês.
Abs

Postar um comentário

5 Comentários

  1. gostaria de fazer no meu carro amigo, gostei muito, quanto cobraria? meu e-mail para contato é maximoreformas@hotmail.com aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde tenho interesse em fazer isso no meu painel, quanto você me cobra pra fazer no meu Peugeot 206. Meu email brunooatleta@gmail.com.

    ResponderExcluir