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Regular Válvulas Motor Tu 106/206/306 8v

 

Este post é uma tradução desta pagina:
http://www.106owners...read.php?t=7995
fotne http://reticenciasdi...mo-regular.html
Eu escrevi um guia sobre como ajustar a Folgas das válvulas do motor. Esta é a primeira vez que escrevo um guia, por isso peço desculpa se algo esta errado ou perdeu-se alguma coisa.
Em primeiro lugar, se não tiver a certeza sobre qualquer coisa, o processo está no manual Haynes (que tenho acompanhado), ou consulte um profissional. Se você tiver uma habilidade mecanica razoável, não é muito difícil regular motores semelhantes, e deve demorar cerca de uma hora, se feito cuidadosamente.
Isto foi feito no meu próprio carro, um 106 1/4 XSI ano 1992(motor TU3FJ2). O procedimento é o mesmo para qualquer motor 8 válvulas TU, até onde sei. Modelos mais recentes (com tampas de valvulas diferentes) podem apresentar variações, mas como eu não executei este procedimento em um destes, não posso confirmar isto.
Todas as sugestões / etc e comentários são bem-vindos
Felicidades,
Chris Chris
Por que ajustar a sua folga de válvulas? Se as folgas são muito grandes, o motor fara batidas e outros ruidos. (Em motores de injecção multiponto, alguns ruidos vindos da injeção são normais). Se a folga das valvulas se mantiver alta, as valvulas abrirão muito tarde e fecharão cedo, afetando o desempenho e a eficiência. Inversamente, se as folgas são muito pequenas, as válvulas não poderão fechar completamente com o motor quente. Isto pode gerar superaquecimento, queimar a junta de cabeçote ou as sedes de válvulas.
As ferramentas necessarias para ajustar a folgas das válvulas são: um Soquete com 13 milímetros, uma Chave soquete (opcional), uma chave de boca de 10 milímetros, e outra de 13 milímetros, uma chave estrela de 22 milímetros, um calibre de lâminas planas, um conjunto de soquetes variados e um torquimetro. E espaço livre para colocar porcas, arruelas etc também é desejável.
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Se quiser desligar a bateria antes de começar, tudo bem. Mas eu não fiz isso e não encontrei maiores problemas.
Removendo a tampa de valvulas
Afrouxar a braçadeira clip e puxar o tubo desconectando-o. Se você não tiver sorte de ter uma braçadeira original, poderá usar aquela normais de mangueira que tem um parafuso, você terá que cortar fora a braçadeira original ou usar a chave de fenda para abri-la. Utilize a nova braçadeira de parafuso quando você recolocar a mangueira após terminar o serviço.
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Soltar os dois parafusos que prendem os clipes dos cabos de velas usando chave 10 milímetros. Tire as arruelas e levante os clipes com cuidado.
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Nessa parte, você pode querer tirar os cabos de velas para liberar um pouco de espaço. Se fizer isso, certifique-se de que sabe qual cabo vai em qual vela!
Agora, solte as duas porcas que prendem a tampa de valvulas aos balancins. Eles podem estar muito duros, especialmente se a tampa nunca foi retirada antes, tenha cuidado.
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Existem arruelas de pressão. No meu caso nunca tinham sido removidas. Elas são um pouco complicadas para sair pois foram "esmagadas" pela porca. A melhor forma de retira-las que encontrei foi forçar com a chave de fenda para alavanca-los um pouco e, em seguida, desaperta-los fora do prisioneiro.
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Retire cuidadosamente os espaçadores e retire a tampa de proteção. Dependendo do ano do carro, você pode ter espaçadores de plástico ou metal. Eu usava de plástico, mas eles estavam quebradiços quando os retirei, quebraram ao meio! Então eu os substituí por outros de metal.
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Retire a chapa de proteção.
(Obs: Na foto: Valvulas de cima: Admissão. Valvulas de Baixo: Escape)
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Este é o ponto de vista da montagem do comando de valvulas. O numero e ordem dos cilindros estão marcados em vermelho, mostrando as valvulas de admissão e válvula de escape do cilindro 2.
    * O motor tem agora de ser girado manualmente para colocar as válvulas na posição correta. Isto é mais fácil de fazer se as velas forem retiradas. Gire o motor no sentido horário com a chave estrela de 22 milímetros na porca do centro da polia do alternador (o alternador é acionado por uma correia).
    * Gire o motor para um lado algumas vezes para ver como as Valvulas funcionam e observar a ordem em que elas operam. A válvula é aberta quando o balancim a empurra para baixo.
Ordem de verificação de folgas:
    * Quando a valvula de escap numero 1 está completamente aberta (empurrado para baixo), verifique e ajuste (se necessário) Numero 3 admissão e escape Numero 4.
    * Quando Numero 3 escape está completamente aberta (empurrado para baixo), verifique e ajuste (se necessário) Numero 4 admissão e escape Numero 2.
    * Quando Numero 4 escape está completamente aberta (empurrado para baixo), verifique e ajuste (se necessário) Numero 2 admissão e escape Numero 1.
    * Quando Numero.2 escape está completamente aberta (empurrado para baixo), verifique e ajuste (se necessário) Numero 1 admissão e escape Numero 3.
A abertura das válvulas
* Gire o motor até que os tuchos empurrem as valvulas e os balancins na seqüência acima (as válvula serão empurradas para baixo e abrirão).
Verificado o ajuste
* Os Balancins, para as válvulas serem reguladas deve estar apoiado no ressalto do comando (em frente do lobulo).
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Este é a valvula Numero 1 com o balancim na posição correta para a folga ser verificada. É bastante difícil de acertar, mas o lobulo do comando não deve empurrar o balancim inteiramente, devendo ficar apenas encostadas.
    * Pegue uma lâmina de 0,2 milímetros para verificar as válvulas de admissão, ou uma lâmina de 0,4 milímetros as válvulas de escape e deslize-a no espaço entre o balancim e o pé da válvula. O batedor lâmina deve deslizar livre, sem estar muito frouxo ou apertado. Se a colocação das valvulas no tempo estiver correta, então você não precisa fazer mais nada, para verificar a próxima válvula de acordo com a seqüência.
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(Na foto, valvula de escape numero 3 sendo conferida.)
Conderindo as folgas
    * Se a folga precisar ser ajustada, utilize uma chave de boca de 13 milímetros para afrouxar a contraporca (não tire-a). Em seguida, vire o parafuso utilizando a chave de fenda. Rode o parafuso em vagarosamente no sentido horário para diminuir a folga (se ela era muito grande) ou sentido anti-horário para aumentar a folga (se ele era muito pequena). Sem soltar a contra porca, nessa posição com a chave de fenda aperte o parafuso de regulagem. Agora, verifique novamente a folga como demonstrado anteriormente, utilizando o calibre de lâmina. Repita o ajuste, até que não fique muita folga.
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(Na foto, valvula Numero 3 sendo ajustada)
Passando às proximas válvulas
Gire o motor manualmente até a próxima válvula na seqüência dada acima. Em seguida, verifique e ajuste as válvulas como antes.
Continue até as 8 válvulas sejam verificadas e ajustadas.
Montando tudo de novo
    * Coloque o velas em volta se você tirou-as.
Limpe todas as superfícies de contato entre a tampa do comando e o cabeçote. Aproveite para limpar a junta de borracha a tampa ou substituir a borracha, se necessário.
Recoloque a placa óleo encaixada nos prisioneiros.
Coloque os espaçadores de volta.
Colocar a tampa de valvulas de volta e, em seguida, colocar o arruelas e porcas de volta.
Apertar as porcas para encostar, edepois dar torque de 16Nm (12lbf pés) utilizando o torquimetro.
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    * Recoloque os Clipes e ponha as arruelas e porcas em volta. Apertar as porcas utilizando a chave 10 milímetros Coloque os cabos de velas na ordem correta, se você os tirou.
    * Coloque a mangueira de respiro em volta e a braçadeira.
    * Certifique-se de que não tenha quaisquer porcas ou qualquer outra coisa perdida.
    * Se você fez tudo certo, ligue o motor e verifique se há algum vazamento de óleo.
    * E relaxe Tomando um chá

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