Ad Code

Responsive Advertisement

Tutorial - Desmontar Porta Do 206

Estou copiando esse tutorial que escrevi em 2005 no CDR pra cá
Pessoal, esse tutorial de como desmontar a porta e fruto da minha luta ocm o sensor de temperatura (ainda não acabei de instalar a budega).
Aí vai.... primeira coisa: deixa eu pedir desculpas pra vcs, minha garagem não tem muita luz... mas eu respondo as dúvidas.
Segunda coisa: vou postar um tutorial de como desmontar o espelho e depois outro do sensor.... assim fica bem divididinho então um dia se alguem quiser "desmontar o espelho somente" não precisa ouvir a dica "olha o tutorial de como por sensor de temperatura que lá mostra" sacaram a jogada? wink.gif
Bem então é hora de contribuir com material fotográfico para o clube.
Desmontar a porta do Peugeot 206
1º passo - muna-se de coragem, dá medo, parece que vai quebrar a porta enquanto vc a solta. Aproveite também para se munir de uma chave torx e uma chave de fenda, você vai precisar.
2º passo - abra o vidro inteiramente, isso facilita a retirada da porta uma vez que ela esteja solta, evita danos ao vidro e ao motor elétrico (caso seu vidro seja elétrico)
Agora siga essa sequência:
Abra a porta e retire a proteção (acabamento) interno do espelho/tweeter
Para retirar esta capa você precisa puxar em 2 parte, com cuidado para não quebrar as travas de plástico... gentilmente puxando em cima e embaixo vá tirando a capinha
Imagem Postada
Solte a parte de cima primeiro
Imagem Postada
Depois a debaixo
já sem a capinha repare que ela ocultava um pequeno parafuso... use a chave torx para remove-lo
Imagem Postada
repare no parafuso perto do chicote marrom. O tweeter que aparece na foto, eu que coloquei, seu carro pode não ter essa "caixinha de som" ok?
Imagem Postada
chave torx no bicho!
Ok, um já foi, agora faltam 2, dentro do puxador da porta tem outro parafuso, remova-o tambêm com a chave torx.
Imagem Postada
Puxador
Imagem Postada
Parafuso!
Já sem o parafuso retire o puxador empurrando ele debaixo para cima
Imagem Postada
Agora repare que a porta tem mais um parafuso perto da "dobradiça" que fica escondido quando a porta está fechada.
De novo, com a chave torx, desaparafuse o danado.
Imagem Postada
Foto do parafuso, repare que ele fica escondido pelo painel com a porta fechada
Com a chave de fenda agora, solte o acabamento da maçaneta interna
Primeiro um lado, depois o outro
Imagem Postada
Lado direito...
Imagem Postada
Lado esquerdo! pronto agora esse pequeno acabamento sai na sua mão
olha só como a porta fica feia hehehe, espera só então pra ver ela desmontada
Imagem Postada
Certo, sem esses três parafusos a unica coisa que impede sua porta de despencar no chão são pequenas e frágeis travinhas de plástico fixadas na sua porta e no acabamento. O que vamos fazer agora é desmontar o acabamento da porta da porta em sí. Isso significa que algumas travas vão sair junto com o acabamento (como se deve) e outras vão ficar grudadas na porta. Essa parte deve ser feita com muito cuidado para não quebrar uma trava. Se quebrar sem problema, basta ir na peugeot e comprar as que quebraram, 23 centavos cada uma.
Para começar venha puxando a porta do lado perto do painel até embaixo... enfie os dedos dentro do acabamento (a melhor parte pra isso é onde vc tirou o parafuso que é coberto pelo painel com a porta fechada. Lá não tem trava) e venha puxando, com calma e paciência... a cada trava você vai ouvir um CLOCK ou um PRAFT.... parece que tá quebrando mas, vai firme... conforme vai puxando as travas vão saindo, e você vai indo pro fundo da porta, uma por uma.... até ter certeza que todas as travas laterais e debaixo estão soltas. O que impede agora o acabamento de cair é o vão do vidro (por isso pedi pra abaixar o vidro, é por ali agora q o acabamento sai!). O acabamento tem uma espécie de "aleta" que fica pra dentro desse vão, segurando a porta.
Puxe e empurre o acabamento para cima, afim de ir soltando essa parte, muito cuiado para não danificar o pino da trava na porta
Pronto aí está a sua porta, sem acabamento:
Imagem Postada
Não liguem pro fio vermelho da minha porta, é a "gambiarte" pro tweeter hehe
Repare só que 3 travas da minha porta ficaram na porta em sí, e não no acabamento
Imagem Postada
Para soltar essas travas, novamente você tem de recorrer à chave de fenda... não se preocupe em riscar a porta... se acontecer isso, o que é difícil o acabamento esconde. Eu tirei as minhas sem nenhum arranhão.
Veja, usando a chave como uma "alavanca" a trava solta de um lado, depois pra ficar mais fácil e sem o risco da trava voltar a encaixar, gire ela com o dedo aonde ficou "levantado" e depois é só soltar o outro lado com a chave de novo. Se você tentar soltar um lado depois o outro sme girar a maldita, e com a mão no espaço em que ela ficou levantada, quando vc enfiar a chave d outro lado ela trava de novo do lado que vc levantou... Compliquei muito? enfim... hehehe tire as travas!
Imagem Postada
Para remontar a porta, coloque as travas que ficaram na porta de volta no acabamento, sem segredo, é só deslizar ele pra dentro. Não precisa nem fazer força.
E agora siga a ordem contrária desse procedimento:
Coloque o acabamento de volta por cima da porta, no vão do vidro, assegure-se de que o acabamento está todo encaixado no vão, agora começe dar uns tapas no acabamento na região das travas (as primeiras travas talvez vc tenha que acertar a porta com o buraquinho, afinal é tudo feito de plástico, e o plástico é mole). Com todas elas presas, recoloque o acabamento da fechadura e do puxador, depois aparafuse os 3 pontos. por último encaixe o acabamento interno do tweeter/espelho
É isso! espero que tenha sido útil para alguêm!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. conseguesse com o vidro fexado? e que nao consigo abrio vidro

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, teria como me enviar essas imagens? Não aparecem mais.
    rafaelmartins123@hotmail.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir