Cuidando do Meu Peugeot

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quinta-feira, 5 de julho de 2012

Buzina 206 a gambiarra a la francesa

 

























Ao me deparar com esta gambiarra bizarra da peugeot, não tive outra escolha a não ser levantar o orgulho brasileiro e criar a "CONTRA GABIARRA FRANCESA"

Observei que muitos em uma grande maioria por sinal e felizes proprietários do modelito PEUGEOT 206, vem tendo o dissabor de esperimentar a indigesta GAMBIARRA FRANCESA

no que se refere entre outros pontos, a BUZINA QUE NÃO FUNCIONA.

Hoje irei abordar este tema ao jeitinho "BRASILEIRO", o que neste caso é muito mais que "SALVADOR DA PATRIA DE MUITOS BRASILEIROS".

Pesquisei pelo google e observei ao digitar :BUZINA DE PEUGEOT que existem vários proprietários insatisfeitos com este equipamento falho e portador de defeito GENÉTICO da linha peugeot 206.

Deveria sim esta montadora ter feito a alguns anos modificações nesse sistema e promovido o devido RECALL destes modelos.

Bom o jeitinho que encontrei e trouxe ao conhecimento dos demais felizes proprietários do 206

é literalmente dissecar o tal "MOSNTRO" francês.

Tentarei demonstrar aos colegas como tal procedimento É POSSIVEL de ser feito visto que esta peça "CHAVE DE SETA", o tal monstro do problema aqui abordado irá com total certeza dar outra estragadinha tão logo passe seu tempo de garantia de compra, vísto que já tenho 02 (foto)no estoque de peças trocadas entre 2004/2005.

Lembrando que seu custo varia entre R$400,00(nova)R$230,00(paralelo)R$150,00(no risco).

Voltemos a dissecação do monstro "FRANCÊS".

Vc precisara antes de mais nada de muita paciência e delicadeza com tal "MONSTRO", portanto este BLOG tem seu direcionamento para os "METÓDICOS" como eu.

Aqueles que não querem desprender os poucos fios de cabelos existentes com este "MONSTRO" procure um elétricista ou concessíonaria mais próxima.NÃO FAÇA NADA DO DESCRITO AQUI

SE NÃO SE ACHAR DENTRO DESTE PERFÍL, PENSE POR SUA CONTA E RISCO.

Vc irá precisar de uma CHAVE DO TIPO ESTRELA t-50(Comprei por R$10,00), esta chave vai ser necessária para remoção do VOLANTE.

Após soltar o parafuso com a T50, force de um lado e do outro, balançado o volante até que se solte(geralmente não é necessário muito esforço)

Após este procedimento vc estara de "CARA PARA O MOSNSTRO".

Observe que ainda vai existir a capa de acabamento do volante e da "CHAVE DE SETA".

Com outra chave estrela(Jogo menor vendido a uns R$20,00), este eu já tinha, vc irá soltar os dois(2) parafusos existentes por baixo deste acabamento(capa do volante).

Fazendo isto puxe e ao mesmo tempo force para os lados e para baixo, pronto se soltou uma das partes, agora é só puxar a outra.

Notará que a CHAVE DE SETA esta totalmente a mostra, solte-a por traz na braçadeira existente com uma chave de (L) 10 e com uma chave de fenda puxe uma travinha de plástico existente por detrás da mesma.

Pronto esta solta, antes de puxa-la solte os (2) dois terminais responsavéis pela corrente 12volts

que alimenta esta CHAVE DE SETA.

Após remover o corpo da CHAVE DE SETA, posicione-a de frente e vc estará diante do "PROBLEMA"(Bingo) ai esta a "GAMBIARRA A LA FRANCESA".

Remova a parte circular de plástico que é presa por (3)três dentes com auxílio de uma pequena CHAVE DE FENDA.

Neste ponto vc verá uma fita BRANCA, ela é a peça que se rompe ao se girar o VOLANTE.

Dentro desta fita existe filetes de cobre ao total de 7(sete) sendo 5(cinco) totalmente inúteis ao nosso caso que é simplesmente acionar a buzina para se houvir aquele "SOM MARAVILHOSO"

eles os 5(cinco) iram ficar desligados ao final, não servem pra NADA, podem ser frutos do REGIME que se provoca nos modelitos frabricados por aqui.

Vc vai também nesta fase se deparar com o MIOLO do "CUBO VOLANTE" ele fica no centro e possui uma mola em espiral, gire-o para que ele se encaixe nos filamentos de plástico latérais e se solte para frente.(talvéz necessite do auxílio de um pequeno alicate de bico fino)

Feito isto vc já estará com todo o PROBLEMA nas mãos, não necessitando em nada mexer no corpo da seta onde estão os circuitos do FAROL, SETA, PISCA, LIMPADORES(diant/tras) e esquichadores de água.(Note que este simples fato da BUZINA não funcinar ao se romper este filete ao se girar o volante inútiliza todo o conjunto,PORTANTO VC NÃO TEM NADA A PERDER porém não o faça se não é conhecedor de MECÂNICA/ELÉTROELETRôNICA.

Lembrando que o corpo da seta não será necessário mexer, ficando nossa atenção somente no CIRCUITO DE COBRE E SEU GIRO DENTRO DA PARTE FRONTAL DA CHAVE DE SETA.

Os próximos passos são localizar a outra ponta do filete rompido(tarefa um pouco dificil do zero mais já decodificada fica fácil).Ele fica escondido por uma capinha de plástico bem ao lado da chave de DIREÇÃO de seta, a sua frente(nesta fase em diante se orinte pelas fotos, elas serão de imensa valia).

Após remoção da capa protetora vc verá onde fica os CIRCUITOS rompidos com o giro do volante(lembre-se que como já dito apenas iremos utilzar 2(dois).

Conte os mesmos e verá que tem um total de 8(oito) impressos.

Ai já estamos na metade da solução conte os de numero 3 e 4 e desencaixe-os(lenvante-os),

se orinte pelas fotos e as marcações feitas.

Com paciência e calma(pois trata-se de peça frágil e sencivel) passe uma lixinha fina ou um pedacinho de BOMBRIL para remoção de óleos e poeiras.

Faça o mesmo na ponta da fita branca(contando também e no mesmo sentido os terminais 3 e 4).

Faça o teste para ver se a fita BRANCA fica reta e sem "CURVAS" até sua outra extremidade que dificilmente se rompe pois fica protegida pelas inumeras voltas já dadas pelo VOLANTE.

Feito este teste é só preparar a "SOLDA" novamente(agora somente os terminais 3 e 4 seram soldados), os outros serão isolados para tráz da fita(ver fotos).

Esquente um ferro de solda(limpe sua ponta antes com uma pequena lixa) e faça o mesmo se necessário com o fio de solda(foto).

Esquentando o ferro de solda, solde os FILETES RESPECTIVOS 3 E 4.

Espere um pouco e coloque o ferro de solda em local seguro "CONTRA QUEIMADURAS" até que se esfrie.

Isole com uma fita isolante de boa QUALIDADE os terminais inuteis(VEÍCULOS SEM ABS/AIR BAG) que foram separados.(em meu caso nada foi alterado sem estes terminais de cobre, nem o AIR BAG que esta com sua indicação por luzes e sensores indicando TOTAL funcionamento).o QUE ME LEVA A CRER EM "REGIME DE TÉCNOLOGIA PARA O MERCADO TUPININQUIM)

OBS: CONTUDO POR ACREDITAR QUE EXISTAM PESSOAS E PESSOAS, SUJIRO QUE VÉICULOS COM AIR BAG DEVE-SE TER O CUIDADO REDOBRADO COM SEU ACIONAMENTO ACIDENTAL, NESTE CASO SE VC NÃO É CONHECEDOR MAIS PROFUNDO DE "CIRCUITOS ELÉTRÔNICOS" PROCURE SUA OFICINA.

Não é o caso da grande maioria destes modelos não é mesmo!!!!!

Bem agora faça o novo enrolamento da fita, eu fiz da forma a sequir, devendo vc obtar já que não dispomos do esquema do tal "MONSTRO" da peugeot .

Lubrifique bem com pó de grafitte todo interior por onde irá circular a FITA(passe nela tb para que fique escorregadia), coloque-a solta ou seja, o mais aberta possível dentro do seu habitáculo

(veja fotos), REFEITO TODO SEU ENROLAMENTO FECHE A TAMPA NOVAMENTE.

(VEJA SEMPRE PELAS FOTOS)

Pronto esta novamente pronta para USO!!!!

E TALVÉZ BEM MELHOR QUE ANTES!!!!!

proceda a REcolocação da CHAVE DE SETA no lugar prendendo-a novamente na coluna de direção com a Abraçadeira encaixe os terminais e coloque a MOLDURA(CAPA DE VOLANTE)

FAÇA O TESTE DE FUNCIONAMENTO DA BUZINA E APERTE BEM O VOLANTE COM A CHAVE T50.(VER FOTOS)

Fica ai então para os colegas METÓDICOS como eu a solução encontrada para a GAMBIARRA da peugeot A LA FRANCESA que fez um CONJUNTO VOLANTE CHAVE DE SETA CHEIOS DE ABORRECILHOS, ALÍAS VC TEM UM VOLANTE DO PEUGEOT 206 QUE NÃO DESCASCA?????????NÃO SÉRIA O CASO DO FAMOSO RECALL EM SRA.PEUGEOT?????

LEMBRANDO SEMPRE AOS COLEGAS PROPRIETÁRIOS DESTE MODELO PEUGEOT 206 QUE NÃO TENDO PACIÊNCIA CALMA E ALGUM CONHECIMENTO NÃO SE AVENTUREM NESTA SOLUÇÃO QUE TEM CARATER INSTIGATIVO DIANTE DA JÁ CITADA "GAMBIARRA A LÁ FRANCESA DA PEUGEOT" NO SEU CONJUNTO CHAVE DE SETA /VOLANTE, NÃO VOU FALAR TB DOS BANCOS COM POUCO ENCHIMENTO E BAIXOS, TAMBÉM NÃO VOU FALAR DA ESCOLA DE SAMBA DE SEU ACABAMENTO EM PISOS IRREGULARES, JURO.

No geral um carrinho que agrada e bom de MECÂNICA, CURVAS, ESTRADA, CONSUMO ETC...

Tem de melhorar no quesito acabamentos (Ruidos) e nas TROPICALIZAÇÕES A LÁ FRANCESA, DEIXE UM BRASILEIRO CUIDAR DESTA ARÉA!!!!!!

Abraço aos colegas e até uma próxima...

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