Ad Code

Responsive Advertisement

Tudo sobre bateria

 

A BATERIA É O RESERVATÓRIO DE ENERGIA DE SEU VEÍCULO
A bateria armazena a eletricidade durante a carga, que é liberada quando solicitada.
A bateria tem duas funções:

- ligar o veículo;

- fornecer energia aos componentes elétricos do veículo: faróis, ar-condicionado, limpadores do pára-brisa, relógio, alarme,computador de bordo..

Características técnicas:
Capacidade:

é a quantidade de eletricidade necessária para alimentar os equipamentos elétricos do veículo. Uma bateria de substituição pode necessitar de uma capacidade superior a da bateria original, caso equipamentos sejam incluídos, mas em nenhum caso deve ultrapassar em mais de 50% da capacidade da bateria original.

Exemplo:

Bateria de 45 amper/hora

Bateria de 55 amper/hora

Potência:

é a corrente instantânea fornecida para ligar o veículo. A melhor performance na partida é atingida através de uma bateria com carga mais alta. Para comparar duas baterias do mesmo tamanho e capacidade, a potência é o fator que as diferencia.

Exemplo:

Bateria de 250 amper/hora

Bateria de 300 amper/hora

Bateria de 350 amper/hora
AS CAUSAS DE ENFRAQUECIMENTO DE UMA BATERIA
Os ciclos de descarga-recarga

A bateria, na medida dos ciclos de descarga-recarga, depende de qual equipamento é utilizado. Uma descarga profunda é ocasionada quando o consumo elétrico (auto-rádio, farol etc.) é alimentado por uma só bateria quando o motor estiver desligado. A descarga profunda usa prematuramente as baterias clássicas, que não são feitas para este fim.

O enfraquecimento do circuito elétrico

Se o alternador não fornecer energia suficiente, a bateria não recarregará corretamente e será descarregada rapidamente. Se o alternador fornecer muita energia, a bateria será carregada em excesso e enfraquecerá prematuramente.

O calor e o frio

O calor extremo danifica a matéria ativa e as placas, reduzindo a condutibilidade do eletrólito, causando o enfraquecimento e deteriorização da bateria.

VERIFICAR E CONSERVAR UMA BATERIA

bateria.jpg Controle dos níveis (só para as baterias não estanques - desnecessário para baterias seladas)
É necessário controlar o nível do eletrólito duas vezes por ano, na entrada do inverno e do verão. O nível ideal do eletrólito situa-se 15mm acima das placas. Se precisar, utilize somente água destilada.
Estocagem prolongada
Se você previr uma imobilização prolongada do veículo, superior a um mês, desconectar a bateria depois de recarregá-la a 100% e guardar dentro de um local a salvo do calor.

Atenção: a baixa muito freqüente dos níveis dos eletrólitos traduz um descarregamento do circuito elétrico por uma grande carga. É necessário agora verificar o alternador.
TODAS AS BATERIAS PEUGEOT TÊM GARANTIA

A duração da garantia das baterias no mercado geralmente é de 12 a 36 meses, de acordo com seus fabricantes.

A garantia das baterias Peugeot é de 12 meses. Conserve sua nota, caso a garantia se aplique a data de compra. Esta garantia cobre os defeitos de fabricação, mas não os de utilização e manutenção.

Postar um comentário

0 Comentários