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A vela de ignição

 

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É a vela que origina a combustão da mistura do ar/combustível dentro do motor:
Uma ignição bem regulada e uma combustão completa dentro de cada cilindro são os principais fatores para fazer funcionar um motor de forma ideal e econômica.
Vela, poluição e economia do combustível.
A qualidade da combustão tem uma influência sobre o nível da poluição. Os pequenos trajetos são os mais prejudiciais a o bom funcionamento das velas, pois não permitem que a temperatura aumente o suficiente para uma combustão ideal. Uma vela desgastada provoca um aumento do consumo do combustível. Uma vela com grau térmico inadequado pode causar danos graves ao motor e a o catalisador.
A substituição das velas de ignição se faz segundo os conselhos da montadora a cada revisão (B) e (C).

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O bico isolante varia de branco ao marrom/laranja.
Efeitos: boa partida a frio, rendimento do motor ideal, consumo mínimo, escapamento pouco poluente, proteção do catalisador.

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Forte deterioração do eletrodo central.
Causas: a periodicidade de substituição das velas não é respeitada.
Efeitos: falhas da ignição, sobretudo nas retomadas, mau comportamento do motor na partida a frio.

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Sedimentos oleosos de hidrocarbono. Parte ativa da vela recoberta com uma camada gordurosa de aspecto brilhante.
Causas prováveis: presença abundante de óleo na câmara de combustão: nível de óleo alto ou defeito de estanque idade dos anéis e/ou cilindros e/ou guias de válvulas com desgastes anormais.
Efeitos: difíceis partidas a frio,péssima resposta às acelerações, falhas de ignição, marcha lenta instável, fumaça azulada no escapamento nas retomadas, poluição atmosférica.
Solução provável: revisão completa do motor e conserto. Eventualmente, restabelecer o nível normal de óleo, revisar o sistema de admissão. Colocar um novo jogo de velas.

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